sábado, 12 de outubro de 2013

Fé, Liberdade e Livre Arbítrio

Liberdade e livre-arbítrio
Esse é um esboço de estudo que fiz há praticamente 11 anos. Minha linha básica de pensamento não mudou muito desde então... Desfrutem. =)


Fé, Liberdade e Livre arbítrio

 O que é a Fé ? Biblicamente falando, ela é a certeza de coisas e que se esperam e a convicção de fatos que não se vêem ( HB 11:1) . É a consciência de que existe uma realidade muito mais ampla do que a que vemos ou tocamos. Assim sendo, é algo que nem todos manifestam ou entendem da mesma maneira, o que acarreta uma série de definições imprecisas, sem apelo prático ou mesmo incorretas. Conclui-se então que a Fé não é privilégio dos “escolhidos” mas que ela é disseminada por todo o gênero humano, levando alguém a dizer que o Homem é o ser vivo que tem fé. Que o que motiva o Homem ser diferente não é a inteligência, mas o fato de ele ter Fé.

Liberdade e livre arbítrio? Que palavras estranhas! O que significam? Basicamente, a liberdade consiste na possibilidade de qualquer ser animado e até mesmo inanimado realizar uma escolha, selecionando uma opção entre várias outras, enquanto o livre arbítrio é a percepção e o uso consciente dessa mesma possibilidade. Ou seja, livre arbítrio é a consciência de parte do praticamente infinito leque de possibilidades que se estende a sua frente, ou melhor, ao seu futuro, do qual uma delas será acessada por meio da escolha. Existem também gradações de livre arbítrio: quanto mais abrangente for a consciência de um agente livre, maior será o seu livre arbítrio.

O que o livre arbítrio tem a ver com a Fé? Muito, pelo menos na minha opinião. Nós, cristãos, cremos numa diretriz universal chamada Vontade Divina. Muitos inclusive, consideram que ela torna toda liberdade ilusória, e que o universo de criaturas é regido pelo que se chama predestinação radical, onde alguns alcançarão a plenitude e que outros não terão direito à mesma, “porque Deus assim o quis”.

Outros ainda, dizem que devemos desprezar nossa vontade própria se quisermos estar alinhados (as) com a Vontade Divina. Ambas as afirmações estão incompletas, não resumem completamente o que está implícito na Bíblia, como explicado no próximo parágrafo.

O que dizer quando alguém afirma que fé é obediência cega, sem questionamento? Que mesmo Eterno e Imutável em sua natureza, Deus parece mudar de idéia em certas situações narradas na Bíblia ( Gn 6:7,8 ; 2 Rs 20:1- 11; Jn 3:1- 10 ). Isso revela que Deus também age por livre-arbítrio, até porque a Bíblia aponta Deus como o ser que mais dispõe de livre-arbítrio.

Outra particularidade a se considerar é que, se Deus realmente predeterminou “desde o princípio” os eventos do mundo como alguns defendem, conseqüentemente fica preso a um roteiro que Ele mesmo escreveu. Assim, ao invés de enaltecer, o chamado “predestinacionismo radical” acaba diminuindo de certa forma o Deus Todo-Poderoso.

Muitos se equivocam achando que só por que a Vontade de Deus é mais elevada do que a nossa, esta última é automaticamente excluída. Isso implica que Deus não age com os seus com amor, mas com coerção, imposição forçada de uma coisa sobre quem não quer. Foi neste ponto em que Agostinho tropeçou quando refutou a heresia pelagiana. Nesse ponto caíram os que, como ele, procuraram deixar claro a todo custo o fato da soberania de Deus. Deus não necessita, pelo menos não o tempo todo, de controlar homens e mulheres ou usar de coerção para fazer-lhes cumprir a Vontade. O livre arbítrio e a Graça não se anulam mutuamente.

Conhecendo ilimitadamente as possibilidades adiante de cada acontecimento, Deus pode, por exemplo, distribuir uns poucos êxitos e/ ou fracassos para levar o ser humano a querer segui-Lo por si mesmo, e assim cumprir com Seu Querer. Fé é também a convicção de que as nossas ações, se corretas segundo os padrões bíblicos, são compatíveis, mais do que isso, incluídas na Vontade de Deus, não sendo necessária nenhuma revelação particular para certificar o cristão de que ele está no caminho certo.

A revelação por excelência é a Bíblia ( 2 Tm 3:16,17 ). Se o tal realmente passou pelo “nascer de novo”, sua vontade tende automaticamente a se alinhar com a Vontade de Deus, e todas as escolhas serão compatíveis com seu Plano. ( Rm 8:28; Tito 1:15; 3:4-8; I Pe 2:15,16)  

Visto que a justiça de Deus se manifesta no evangelho, como está escrito: mas o justo viverá da Fé. – Romanos1:17

Portanto, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. – Romanos 8:1

Nenhum comentário:

Postar um comentário