terça-feira, 9 de julho de 2013

"Mostre-me a evidência..." - Por Dean Radin



Os críticos gostam de dizer que não há nenhuma evidência científica para psi. Acenam seu punho no ar e gritam: "Mostre-me a evidência!" Em seguida, eles ficam vermelhos e tem um ataque de tosse. Em casos menos dramáticos um aluno pode ser verdadeiramente curioso e de mente aberta, mas não tem certeza por onde começar a encontrar evidências confiáveis ​​sobre psi. Google sabe tudo e vê tudo, mas não sabe como interpretar ou avaliar o que sabe (pelo menos ainda não).

No passado, a minha resposta ao desafio "me mostrar" foi dar os títulos de alguns livros para ler, apontar para as bibliografias nesses livros, e aconselhar a pessoa a fazer sua lição de casa. Eu ainda acho que essa é a melhor abordagem para um iniciante abordar um tema complexo. Mas, dada a expectativa crescente de que as informações sobre praticamente qualquer assunto deve estar disponível on-line dentro de 60 segundos, os métodos tradicionais de pesquisa estão desaparecendo rapidamente.

Então, eu criei uma página "MOSTRE-ME" com artigos para download sobre psi e temas psi-relacionados, todos publicados em revistas e jornais. A maioria desses trabalhos foram publicados após o ano de 2000. Mais relatados estão os estudos experimentais ou meta-análises de classes de experimentos. Vou continuar a adicionar a esta página e completá-lo, incluindo links para recentes ou ebooks especialmente úteis. Esta página pode eventualmente tornar-se anotada, em seguida, multithreaded e hiperlinks, e, em seguida, se transformar em um Wiki.

NOTAS:

Dean Radin é Pesquisador no campo da parapsicologia . Autor de vários livros, como "Entanglied Minds"("Mentes Interligadas", publicado no Prasil pela Editora Aleph), e assina o blog homônimo, de onde foi  traduzido este post. 

Radin trabalha na Faculdade Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Sonoma , na Faculdade Consulting Distinguished em Saybrook Graduate School e Centro de Pesquisa , e  ex-presidente da Associação de Parapsicologia(Parapsichological Association (PA)) . [1] [2] Ele também é co-editor-chefe da revista Elsevier Explorer:. The Journal of Science and Healing [3] 
(Fonte: Wikipedia)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário