segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Wrestling Faith, ou Fé com Luta

Post de Ed Gungor, pastor e autor do livro "Muito Além do Segredo"

Eu acho que é saudável a se perguntar sobre as reivindicações da fé, para considerar o "E se for verdade?" Justapõe-se contra o "E se não for?" Pensando as pessoas não devem se envergonhar do fato de que eles são atraídos como ímãs para as incertezas e questões inerentes à fé.

 Fé, afinal de contas, não é suposto vir naturalmente. A fé é, como alguém disse, um empreendimento de consideração humana e iluminação divina. Somente em um mundo onde a fé é difícil a fé pode existir. Eu acredito que Deus quer que as pessoas de fé a questionar, a pensar, a se perturbado, para buscar respostas sustentáveis.
Foto
Ed Gungor

 A fé não é o resultado de reprimir todo o sentido de dúvida, mas o resultado de uma escolha depois que se honesta e sinceramente buscava entender. Se esta é uma descrição verdadeira da fé, a fé é mais como um concurso de lama-wrestling (luta na lama) intenso do que qualquer outra coisa. É difícil, às vezes doloroso, muitas vezes desorientada, e sempre bagunçado, certamente não é um alegre, sem conflito, refrescante espumante, perpétuo lugar feliz .

Viver pela fé me faz lembrar de uma velha história da Bíblia sobre um cara chamado Jacó, que foi uma figura chave na história antiga de Israel. A Bíblia registra que Jacó teve um encontro com Deus, onde ele lutou com ele a noite toda ( Gênesis 32:23-30  , história muito selvagem). Mas o que é legal sobre isso é:

a) Deus permaneceu no jogo sem destruir completamente Jacob (eu usei a lutar com o meu filhos quando eles eram pequenos, e eu deixá-los pensar que eles estavam vencendo-muito divertido, talvez Deus estava fazendo algo parecido com isso aqui), e
 b) na parte da manhã Jacob acaba sendo alterado pelo evento: ele recebe um novo nome (um nova identidade) e vai embora mancando permanente (ele vive de forma diferente). Fé espelha este-é um Deus, jogo lama-wrestling.


O nosso papel é ficar no ringue mesmo que não o vejo todos os que de forma clara e que seria mais fácil para sair do que para ficar na briga. É quando pendurar lá lutando através de incerteza e dúvida que a luta termina em uma identidade alterada juntamente com alguns ajustes permanentes no modo como caminhamos. 

A Bíblia chama isso de transformação . As pessoas que dizem que nunca lutar com sua fé ou estão sendo muito preguiçosas, estagnadas, fumando algum tipo de ganja cristã, ou nunca realmente pensaram nas implicações de sua fé.

Uma das críticas mais precisas daqueles que são anti-fé tem a ver com a forma como o pensamento religioso gera indolência intelectual em alguns crentes, as pessoas ficam preguiçosas e param de fazer perguntas críticas.

 Historicamente, muitos têm permitido que a fé limasse a sua borda afiada de curiosidade. Eu acho que isto é desnecessário e triste. Nunca se deve usar a fé para justificar ser preguiçoso intelectualmente. Deus nos deu cérebro, presumivelmente para que pudéssemos usá-lo.

 Usar nosso cérebro significa que devemos aprender a abraçar o pensamento crítico e análise, em outras palavras, devemos enfrentar o nosso mundo com dúvida honesta, com uma mente investigativa. Não devemos aceitar tudo pelo valor de face. Também não estamos para evitar a tentar entender o de como e por que está por trás do que está ocorrendo no mundo, porque acreditamos que Deus é o Criador do mundo.

As pessoas de fé são muitas vezes demasiado rápidas para abandonar a razão e o pensamento crítico em nome da fé, e, como resultado, tendem a ser amadores em processos de pensamento crítico, muitas vezes estamos ilógicas, pensadores fuzzy, e diletantes intelectuais. Eu não estou sugerindo que todo aquele que crê tem de se tornar um intelectual elitista - Jesus louvou a Deus com o fato de que a fé sempre exige uma abordagem infantil em vez de um intelectual. ( Mat. 11:25 )  No entanto, nem acredito fé deve se resumir a vida de perguntas com prescritiva simplicidade, onde nós fornecemos respostas simplistas sobre tudo (junto com o capítulo e versículo).

Isso significa que não podemos evitar persistentemente perguntas sem respostas, porque eles são demasiado difíceis ou desarrumado. No entanto, chorando, "Jesus é a resposta!" é o elogiado, cura-tudo credo para muitos. Mas e se Jesus não é a resposta? E se ele é a pergunta? E se não é suposto ter todas as respostas? 

Pode ser que no desconforto de perguntas sem resposta que somos forçados a enfrentar o nosso próprio orgulho e temos que admitir só "conhecer em parte"? ( 1 Coríntios. 13:12 )  É possível que as perguntas são o que nos levam a enfrentar a escolha de acreditar ou não acreditar?

Talvez luta na lama com perguntas difíceis seja algo fundamental para a fé. Quando olho para a Bíblia e a fé cristã que eu sou deixado com algumas questões perturbadoras, formidáveis. Embora eu odeie isso, é o que é. Eu li uma citação de Dallas Willard, estudioso e autor notável que capta o motivo por trás da minha decisão de ser um crente: "É a pessoa que quer conhecer a Deus que Deus se revela. E se uma pessoa não quer conhecer a Deus, bem, Deus criou o mundo e a mente humana de tal forma que ele não precisa. "


Nenhum comentário:

Postar um comentário